domingo, 23 de setembro de 2012

Toro Loco Tempranillo 2011 - O Poder do Marketing


Provamos, isso mesmo, provamos e hoje avaliamos o aclamadíssimo Toro Loco. O vinho de 3,59 libras (mais ou menos 11,50 Reias), melhor que vinhos 10x mais caros. O melhor custo benefício do mundo. Medalha de prata em um dos mais prestigiados concursos, IWSC (International Wine & Spirits Competition), que acontece na Inglaterra. TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN.

O vinho chegou ao Brasil pela WINE, loja virtual de vinhos, por 25 Reais. Como sou do clube deles, comprei uma garrafa por R$21,50. Comprei só uma, pois suspeito muito de coisas com maketing exagerado (afinal, a base do marketing é o conto de fadas).

Pois bem, vamos ao melhor custo benefício do mundo, quer dizer, ao Toro.

O Vinho Segundo a Vinícola


Não achamos o site da vinícola. Por isso, colocamos a descrição do sommelier da WINE: “Vinho tinto frutado com aromas que remetem a ameixa madura e compota de frutas vermelhas. Em boca tem sabor macio e frutado, confirmando os aromas em nariz. Possui acidez refrescante e taninos suaves. Apesar de ser um vinho espanhol, tem estilo bem moderno, muito parecido com os vinhos do novo mundo."fonte: https://www.wine.com.br/wineinfo/hotsite/toro-loco/sobre.jsp



AVALIAÇÃO PRIMUS
Preço: R$25


Visual: Rubi com reflexos violáceos (denotando sua juventude).
Olfativo: Frutas vermelhas em compota e um vegetal preponderante chegam ao nariz em média intensidade. Porém, com baixa persistência.


Gustativo: Tem leve corpo, taninos polidos, acidez presente e baixa intensidade aromática. Não há quase persistência e seu fundo de boca é nulo.
Conclusão: Um bom vinho e nada de mais. Ou melhor, um bom vinho com um marketing de mais. Para o dia-a-dia, pelo preço que paguei, vale a pena, mas se tivesse o frete, não valeria.


Harmonização: Entradas leves que levem carne, como presunto, sem muita gordura. Um sanduiche de presunto com queijo branco vai bem (sem condimentos). Até um brusqueta, sem ser com tomate.


NOTA
Sabor: 07     Preço: 08

NOTA PRIMUS: 7.3

BOA COMPRA


6 comentários:

  1. Gostaria de saber com quais queijos poderia servir o vinho Toro Loco. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado(a);

      Para esse vinho recomendamos queijos macios, tais como: emmental, um brie, camembert, etc. São queijos de sabor leve, mas marcado e com algum corpo, muito bons com vinhos tintos leves e de taninos muito polidos.

      Um brinde a sua harmonização.

      Excluir
  2. Obrigada pela pronta resposta e Parabéns pelo Blog!

    Procurei em muitos lugares mas em nenhum achei esta informação de forma clara.

    Abraços - Barbara

    ResponderExcluir
  3. joão - London - UK

    Confesso que fiquei bastante curioso com todo o furor nos jornais. Comprei duas garrafas domingo passado e me desapontei por não encontrar neste vinho nada que justificasse tanto confete, achei muito sem graça, estava esperando algo um pouco mais especial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João,

      No mundo do vinho, como nos outros, o marketing ganhou uma força enorme. Quantos vinhos não custam uma fortuna, quando no máximo custariam 10x menos? Os grandes supertosacanos, quando foram lançados, custavam uma bagatela. Bastou uma prova de Munra do universo vínico, Robert Parker (antigos espíritos do mercado transformem o valor desse vinho ordinário em ouro líquido), elogiá-los com notas altíssimas (não que eles não sejam muito bons) para passarem de alguns Euros para quase mil. É o poder do marketing val e mais que o vinho em si.

      Um brinde

      Excluir
  4. Eu comprei duas garrafas e adorei, achei um vinho leve, frutado..mutio bom.
    Isso é mutio pessoal.
    Eu particularmente, gosto de vinhos mais leves.

    ResponderExcluir